Criar uma Loja Virtual Grátis

ONLINE

Total de visitas: 102
Quem Foi Humberto Castello Branco ?

Humberto de Alencar Castelo Branco:

niciou sua carreira na Escola Militar de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, ingressa em 1918 na Escola Militar de Realengo, na arma dainfantaria, tendo sido declarado aspirante a oficial em 1921, e, designado para o 12º Regimento de Infantaria em Belo Horizonte. Em 1923alcançou o posto de primeiro tenente, e então foi para a Escola Militar de Realengo como instrutor de infantaria em 1927.4

Participou, como muitos outros tenentes de sua época, da Revolução de 1930. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na qual foi o primeiro colocado de sua turma.

Promovido a major em 1938 e a tenente-coronel em 1943, foi chefe da seção de operações da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, permanecendo durante trezentos dias nos campos de batalha. Enviou sessenta cartas à sua esposa Argentina Viana Castelo Branco e a seus dois filhos. Na FEB, planejou e implementou manobras militares nos combates na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1955, ajudou a remodelação administrativa do Exército e apoiou o movimento militar chefiado pelo ministro da Guerra,general Henrique Lott, que garantiu a posse do presidente eleito Juscelino Kubitschek, já naquela época ameaçado de sofrer um golpe de estado pelos militares.

Meses depois, quando organizações sindicais resolveram entregar ao ministro uma espada de ouro, Castelo rompeu duramente com Lott. A imprensa registrou alguns momentos desse desentendimento.

Como General-de-Brigada, foi Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Hoje essa Escola tem o nome histórico de Escola Marechal Castello Branco.

Atuou na Amazônia, foi comandante do IV Exército e no momento em que chegou à Presidência da República era Chefe doEstado-Maior do Exército.